top of page

Conversar é o melhor remédio

Conversas

Público: Jovens e adultos

Horário: 18h às 19h (hora de verão), um sábado em cada mês

Preço: Entrada Livre

Local: UC Exploratório

Parceiro: Centro Cirúrgico de Coimbra


Médicos no UC Exploratório


O ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria do UC Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, teve início em 2018, pelo que, em 2024, completa seis anos de existência, tendo sido interrompido apenas alguns meses, durante a pandemia de Covid-19.


Um sábado por mês, um médico do Centro Cirúrgico de Coimbra ou convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina, às 17h00, no horário de inverno, e às 18h00, no horário de verão.


Contamos consigo!




Próxima sessão:


17 de agosto 2024, sábado, 18h00-19h00

O hepatócito que queria ser neurónio


Na sessão com que prosseguimos, em agosto, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria do UC Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, a investigadora Manuela Grazina vai contar-nos a história do hepatócito que queria ser neurónio...


Há regras, mesmo dentro do território celular do corpo humano e se, um dia, um hepatócito (uma célula do fígado) quiser ser neurónio (uma célula do cérebro), o que pode acontecer? A investigadora, que também é mentora científica no Centro Cirúrgico de Coimbra, vai explicar-nos isso mesmo, lembrando que todo o corpo humano é um território celular com circuitos, água, nutrientes, oxigénio e energia que, quando estão em circulação, nos permitem viver.


Manuela Grazina é a convidada para a conversa de 17 de agosto, sábado, entre as 18h00 e as 19h00, no UC Exploratório.


A entrada é livre. Venha conversar connosco!

bottom of page