top of page
Asteroide-REC.jpg

Dia do Asteroide no UC Exploratório

 

No Dia do Asteroide, a 30 de junho, das 10h15 às 12h15, o UC Exploratório convida todos os seus visitantes para uma manhã de atividades, especialmente dedicadas a este fenómeno que atrai exploradores em todos os cantos do mundo. A entrada é livre.

As Nações Unidas assinalam o Dia do Asteroide, a 30 de junho, com o objetivo de promover a consciencialização pública para os riscos e impactos dos asteroides, mas também para dar a conhecer o potencial científico do estudo destas rochas espaciais. Trata-se de um evento internacional, com centenas de parceiros, de que é exemplo a Agência Espacial Europeia, e como promotores personalidades como o astrofísico e comunicador de ciência Neil de Grasse Tyson ou o músico e também astrofísico Brian May.

 

O UC Exploratório associa-se à edição de 2024 do Dia do Asteroide, com atividades dirigidas a um público alargado, numa manhã em que os asteroides vão estar no centro de todas as atenções. A entrada é livre e não exige inscrição prévia.

 

Às 10h15 terá lugar uma sessão de Astronomia ao Vivo onde, para além de explorar alguns  temas clássicos como as constelações, os planetas e as fases da Lua, será possível conhecer um pouco mais sobre asteroides: de onde vêm, como são constituídos e que nomes têm, entre diversas outras curiosidades. Esta sessão tem lotação de 60 participantes.

 

A partir das 11h15, vão estar à disposição de todos os interessados e dos visitantes em geral, diversas atividades interativas, que podem ser exploradas livremente: uma exposição de fotografia, uma zona onde será possível simular as crateras lunares e diferentes jogos relacionados com o tema geral da Astronomia.

Data: 30 de junho 2024 | 10h15-12h15

10h15: Sessão de Astronomia ao Vivo

11h15: Atividades interativas

Entrada livre

bottom of page