top of page
Life in the universe REC.jpg

Faz de Conto Bookstore

Orador: Richard B. Hoover

Data: 13 de maio 2024

Horário: 18h00 - 19h00

Entrada: Gratuita e sem necessidade de inscrição prévia

Organização: Em parceria com a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG)

Apresentação será feita em língua inglesa

Faz de Conto is a special bookstore! Here the stories allow you to travel to distant worlds without leaving the same place!
Located in the Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, this bookstore aims to inspire all those who like stories, illustration and literature for children.

Livraria Faz de Conto regularly organizes storytelling sessions and workshops for children and adults. For more information, see the official page of  Make Account .

Time
Monday:
  closed
Tuesday:
  2:00 pm to 7:00 pm
Wednesday to Saturday:
  10h00 - 12h30 | 14:00 - 19:00
Sunday: 10h00 - 12h30 | 14:00 - 18:00

Síntese Biográfica

O Prof. Dr. Richard B. Hoover ingressou na NASA/MSFC em 1966. Inicialmente, trabalhou no Experiência S-056 para estudos solares a partir do Skylab. Detém 12 patentes para telescópios avançados de raios X e microscópios e foi o Inventor do Ano da NASA em 1992. Foi consultor em Astronomia Solar e Cósmica de Raios X para doutorandos da Universidade Stanford que trabalharam com ele para desenvolver a Carga Útil do Foguetão Sonda, que produziu as primeiras imagens de alta resolução do Sol com um telescópio de múltiplas camadas de incidência normal. Em 1968, iniciou os seus estudos sobre diatomáceas e alguns anos depois foi convidado pela Real Sociedade da Bélgica para inventariar e fotografar os tesouros da coleção de diatomáceas de Henri van Heurck. Algumas dessas fotografias apareceram no seu artigo de junho de 1979 na National Geographic: "Those Marvelous, Myriad Diatoms”. 

Estabeleceu o Programa de Astrobiologia na NASA/MSFC e iniciou o estudo de extremófilos microbianos e microfósseis em meteoritos carbonáceos em 1997. Organizou e liderou expedições científicas ao Norte da Sibéria, Alasca, Canadá, Islândia, Áustria, África do Sul, Patagónia e Antártica. Com a sua colega, Dra. Elena V. Pikuta, Hoover descreveu uma nova família, cinco géneros e quinze espécies de bactérias a partir de amostras que recolheu durante essas expedições.

Proferiu ainda palestras em todos os continentes da Terra e escreveu/editou mais de 45 livros e 400 artigos científicos. É Membro Vitalício Honorário da Fundação de Estudos Planetários e foi eleito Fellow do Explorers Club e Fellow da Academia Mundial de Arte e Ciência (2023). Aposentou-se da NASA em 2012 e continua a produzir investigação em Astrobiologia, apresentar palestras a ensinar como Docente Emérito da NASA no USSRC. Em 2021, recebeu o título de Doutor em Ciências, honoris causa e Professor da Academia de Ciências da Rússia no Presidium, e em maio de 2023, recebeu o título de Professor Doutor da Universidade Estatal de Ilia, em Tbilisi, Geórgia, pelos seus estudos de biomoléculas em cometas e microfósseis em meteoritos.

bottom of page