top of page
ApresentLivro_REC.jpg

Do Cairo ao Cabo - Crónicas de uma jornada por África

Partindo de Portugal à aventura e sem data de regresso, o João e o Manuel lançaram-se num Gap Year em África que iria mudar as suas vidas. Regressaram 220 dias, 22000 quilómetros de estrada e 12 países depois… No dia 18 de julho, quinta-feira, às 18h30, os dois amigos vão estar no UC Exploratório para apresentarem o livro que relata a aventura: Do Cairo ao Cabo - Crónicas de uma jornada por África. A sessão, aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia, conta com a presença dos autores e de um convidado, Arlindo Oliveira, professor, investigador e escritor, que fará a apresentação do livro.

O livro

Ao longo do caminho que os levou do Cairo ao Cabo, João Damião Almeida e Manuel Carvalho foram escrevendo narrativas semanais sobre as paisagens e as culturas, sobre as pessoas e a gastronomia, sobre as aventuras e inesquecíveis destinos por onde iam passando. De volta a Portugal, decidiram ilustrar estes textos com fotografias da sua autoria e compilá-los num livro. Desde safáris em bicicleta, a travessias de barco no Malawi, passando por ilhas remotas na costa da Tanzânia e pela última monarquia absoluta africana, estes são os relatos de quem viveu o continente africano de norte a sul.

​Autores

João Damião Almeida e Manuel Carvalho, naturais de Coimbra e Lisboa, respetivamente, foram colegas no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Concluíram o mestrado em 2021 e, com 23 anos, criaram o Projeto Prá Frente, vencendo uma bolsa nacional para um Gap Year em África, com o desafio de conhecer e dar a conhecer a inovação sustentável no Sudeste Africano.

 

Convidado

Arlindo Oliveira, convidado dos autores para fazer a apresentação do livro Do Cairo ao Cabo - Crónicas de uma jornada por África, é mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorado pela UC Berkeley. É professor distinto do IST, diretor do INESC e investigador no INESC-ID. Especializado nas áreas de algoritmia, inteligência artificial, bioinformática e desenho assistido por computador, publicou três livros e mais de 150 artigos científicos em revistas e conferências internacionais. Detentor de diversos prémios e distinções, foi ainda administrador de várias empresas e instituições, bem como presidente do IST, de 2012 a 2019.

bottom of page