top of page
Mercad_FB.jpg
castanhas-assadas.webp

Sabia que...

 

  • A castanha é, tecnicamente, uma semente e não um fruto? O fruto do castanheiro (Castanea sativa) é conhecido como ouriço, um invólucro espinhoso que protege a castanha no seu interior. Quando o ouriço amadurece, ele abre-se naturalmente e liberta as castanhas, revelando-as brilhantes e prontas para serem colhidas no outono. 

  • Durante séculos, a castanha foi um dos principais alimentos em várias regiões de Portugal, sendo conhecida como o “pão dos pobres”. Rica em fibras, vitaminas e minerais, a castanha continua a ser valorizada pela sua versatilidade e valor nutritivo, servindo de base para inúmeras receitas tradicionais.

  • O castanheiro é uma árvore de folha caduca, que pode atingir entre 20 a 30 metros de altura, formando copas amplas e frondosas, com um diâmetro que pode chegar aos 30 a 40 metros. Em Portugal, são conhecidos diversos exemplares monumentais e centenários, como o Castanheiro de Vales, em Tresminas (Vila Pouca de Aguiar), que tem cerca de 1000 anos, 21 metros de altura e 14 metros de perímetro do tronco, e o Castanheiro de Guilhafonso (Guarda), com cerca de 500 anos, 19 metros de altura e 13 metros de perímetro de tronco. Estes exemplares ilustram o tradicional ditado popular “um castanheiro leva 300 anos a crescer, 300 anos a viver e 300 a morrer”.

  • Além da castanha-comum, há outras variedades pelo mundo com características únicas, como a castanha-do-pará ou castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa), que é conhecida como a maior castanha do mundo. Esta espécie, nativa da floresta amazónica, produz cápsulas duras e espinhosas que podem conter entre 10 a 25 sementes. Cada semente possui uma casca fina e amarelada e um interior rico em óleo. 

bottom of page