top of page
Pontosiii-ago-REC.jpg

Pontos nos iii - Science Beer Talks com Filipa Bessa

Oradora: Filipa Bessa, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra

Data: Quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Horário: 18h00 - 19h00

Entrada: Gratuita e sem necessidade de inscrição prévia

Organização: Em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e a Cervejaria Praxis

Tema: Como os microplásticos contam a nossa História?

Resumo

Estima-se que, em cada ano, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico terminem nos oceanos, com mais de 600 espécies aquáticas a interagirem com pedaços de plástico através do seu emaranhamento e ingestão, causando danos físicos e potenciais efeitos tóxicos. Uma das consequências deste tipo de poluição são os microplásticos,  todos os pedaços de plástico com menos de 5 mm, que se encontram no ambiente, nomeadamente nas nossas praias, rios e mares. Este é o tema de estudo de Filipa Bessa, investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Biografia

Filipa Bessa é mestre em Ecologia Marinha e doutorada em Biociências pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigadora no MARE, avaliando a poluição por microplásticos nos ambientes marinhos e costeiros e as suas interações com espécies aquáticas. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais sobre esta problemática, integrando o comité de cientistas responsáveis pelo acompanhamento do estado da arte do grupo “Micro e nano plásticos” que apoia a Comissão Europeia.

 

Em paralelo, Filipa Bessa tem desenvolvido iniciativas de comunicação de ciência para o público em geral (workshops, palestras e exposições temáticas), participando em projetos e ações de sensibilização ambiental direcionados para a temática do lixo marinho. Partindo de um gosto pessoal pela fotografia, tem produzido exposições pop-up de composições de imagens macro que vai captando em laboratório, que transmitam conceitos científicos e aproximem o público da ciência. Foi a vencedora do concurso de fotografia macro, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no âmbito da campanha Clean Seas, com a fotografia intitulada “SeaPlasticSalt”.

bottom of page