
A presença de ecrãs na vida de crianças, jovens e famílias tem crescido de forma surpreendente, acompanhando a evolução das tecnologias digitais e as oportunidades que as mesmas oferecem nos diferentes domínios da vida quotidiana.
O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra deu início a uma nova fase do projeto "Dependência sem Substância: um problema do séc. XXI", a decorrer nas nossas instalações e tirando proveito das infraestruturas, exposições e espaço exterior envolvente.
A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) tem uma vasta experiência ao nível da investigação e da atuação em áreas relacionadas com a Literacia Digital e Mediática em Portugal. Uma equipa especializada da FPCEUC irá acompanhar, monitorizar e avaliar o desenvolvimento do projecto, através da aplicação de vários instrumentos de avaliação (inquéritos) aos participantes e aos seus Encarregados de Educação.
A QUEM SE DESTINA O PROJETO?
O projeto destina-se a crianças a frequentar o 1º CEB, preferencialmente alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, organizados num grupo de 25 inscritos, no máximo. O programa só funcionará com um número mínimo de participantes.
QUANDO SE REALIZOU?
Foram realizadas 4 sessões temáticas, com uma periodicidade semanal (5ª feira), que decorreram entre as 16h30 e as 18h. As datas foram:
29 de maio,
5 de junho,
12 de junho, e
26 de junho de 2025
EM QUE CONSISTIRAM E ONDE DECORRERAM AS AÇÕES?
As ações foram dinamizadas por elementos da equipa educativa do UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra nas nossas instalações. Em termos temáticos foram organizadas da seguinte forma:

Nesta primeira sessão vamos fazer a apresentação do projeto e das atividades a dinamizar ao longo das três semanas seguintes.
Através de dinâmicas de grupo, vamos explorar dimensões como o contexto e o tempo de uso de ecrãs, o equilíbrio com outras atividades não digitais e a mediação pelos pais, gerando uma discussão construtiva que conduz à partilha de informações e recomendações associadas a uma utilização positiva, segura e responsável dos meios digitais e à importância de outras atividades sociais que promovem o bem-estar socioemocional geral.

Nesta atividade vamos explorar particularidades e curiosidades das plantas e dos fungos, recorrendo a plataformas de hidroponia e a práticas laboratoriais simples.
Como cultivar sem terra? Como nascem os cogumelos? São algumas das questões que vamos explorar, através de jogos e atividades práticas que podem ser continuadas em casa. Além de pormos as mãos na terra (ou quase!), vamos levar este conhecimento para casa e envolver a família em práticas mais sustentáveis. Procura-se, assim, desenvolver a observação e o registo, a responsabilidade e a exploração de soluções criativas.

E se o brincar nunca tivesse fim? Nesta atividade, explorar, construir, desconstruir e reinventar fazem parte da diversão! Explorando o espaço CriAtividade, vamos trabalhar em equipa para criar algo único, desenvolvendo a concentração, a criatividade e o pensamento estratégico. Estas atividades poderão ser retomadas em casa e na escola, desenvolvendo-se a motricidade (fina), a capacidade de atenção, a memória, o espírito de equipa e a criatividade.

A tecnologia pode ser uma grande aliada na aprendizagem! Nesta atividade, vamos explorar conteúdos digitais de forma segura e responsável e descobrir ferramentas educativas incríveis! Vamos perceber como o digital pode ser útil e enriquecedor, ao mesmo tempo que desenvolve autonomia, criatividade, trabalho em equipa e consciência digital.
Queremos abrir um espaço de reflexão, consciência e, sobretudo, de ação! Sabemos que este é um desafio que afeta toda a família. Por isso, queremos contar consigo!



