

Data: Terça, 21 de outubro de 2025
Horário: 10h00 - 13h00
Organização: Em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Coimbra) e a Proteína Cafetaria.
O UC Exploratório e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) celebram o Dia Internacional da Maçã, que se assinala a 21 de outubro, com uma prova de degustação de algumas variedades regionais de maçãs conservadas na Estação Agrária de Viseu.
Esta ação pretende dar a conhecer variedades de maçãs menos comuns, bem como o trabalho de conservação genética feito na Estação Agrária de Viseu, cuja coleção conta com 274 variedades regionais de maçã, incluindo os clones de Bravo de Esmolfe DOP. Disseminar este trabalho, valorizar o vasto património vegetal de elevado interesse agronómico e económico e tornar acessível o conhecimento produzido na CCDR Centro são alguns dos objetivos desta atividade.
A atividade acontece entre as 10h00 e as 13h00, no UC Exploratório, envolvendo diversas entidades parceiras, nomeadamente a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) Coimbra, sendo esta uma primeira ação de caráter experimental, tendo em vista uma colaboração mais estreita no futuro.
Às 15h, haverá ainda a apresentação do grande projeto da Praxis Quinta do Pomar do Alqueive e do produto âncora desenvolvido nesse âmbito, a CitroSidra, uma bebida premium de maçã e laranja.
A Proteína Cafetaria do UC Exploratório associa-se também a esta celebração e estará durante todo o dia a servir um menu especial centrado na maçã, com produtos variados, saborosos e inclusivos.
Esta iniciativa conjunta está relacionada com os Mercadinhos da Margem Esquerda, promovidos mensalmente pelo UC Exploratório, que têm atraído um público alargado, aproximando-o de produtores agrícolas e do conhecimento envolvido na produção e confeção de alimentos.
O Dia da Maçã, 21 de outubro, foi lançado em 1990 pela Common Ground, uma instituição de caridade sediada em Dorset, que tem estado na vanguarda da conservação comunitária e da educação ambiental em Inglaterra. Desde o início, o Dia da Maçã procura celebrar e divulgar junto do público a grande diversidade de maçãs que existe e a sua importância para a preservação da paisagem natural e cultural. Este dia desempenha também um papel importante para a consciencialização sobre a proveniência e rastreabilidade dos alimentos.