

Orador: Alexandre Matias Correia, Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra
Data: Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Horário: 18h00 - 19h00
Preço: Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia
Organização: Em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e a Cervejaria Praxis
Em cada esquina uma microrrede
Alexandre Matias Correia, doutorando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra (UC) e investigador no Gabinete de Gestão Inteligente de Energia do Instituto de Sistemas e Robóticas da UC, é o convidado da sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks de 15 de outubro, com o tema Em cada esquina uma microrrede.
Optimização e Gestão de Microrredes para fornecimento de potência durante situações críticas ou de desastre é o tema da tese de doutoramento de Alexandre Matias Correia, numa investigação com o objetivo principal de aplicar o conceito de microrredes para aumentar a resiliência da rede eléctrica.
A intenção é que, através do uso de redes localizadas, seja possível aumentar a sobrevivência de várias cargas em situações críticas ou de desastre, o que tem particular relevância em instalações com cargas críticas, como hospitais, infraestrutura de socorro, aeroportos ou militar.
Nesta sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks, o investigador explicará que, devido à inerente descentralização da tecnologia de microrredes (qualquer uma das nossas casas pode ser transformada numa microrrede), é possível estender também estes benefícios a zonas residenciais, para uso próprio, com pequenas adaptações e custos controlados.
Venha conversar sobre a importância das microrredes!
Nota Biográfica
Alexandre Matias Correia é estudante de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Natural de Tavira, Algarve, rumou à Universidade de Coimbra para estudar Eletrotécnica em 2011, tendo feito o Mestrado no ramo de Energia. Atualmente é investigador no Gabinete de Gestão Inteligente de Energia do Instituto de Sistemas e Robóticas da Universidade de Coimbra.
As principais áreas de estudo de Alexandre Matias Correia são as Microrredes, Veículos Elétricos, Sistemas de Armazenamento de Energia, Recursos Energéticos Distribuídos e Eletrotecnia aplicada ao Espaço. O seu trabalho mais relevante, Technical and Economic Assessment of Battery Storage and Vehicle-to-Grid Systems in Building Microgrids, foi escolhido para capa de uma edição da revista Energias da MDPI.
É Dux Veteranorum da Universidade de Coimbra desde 2019 e tuno da Quantunna - Tuna da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC. Tem uma crónica mensal no Diário as Beiras e foi galardoado com o Prémio de Mérito Cultural pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).