top of page

Tardes de Matemática – Conversas Ímpares

Conversas

Público: Jovens e adultos

Horário: 15h00 - 16h00, em cada mês ímpar, sempre no segundo sábado

Preço: Entrada Livre

Inscrição: Sem necessidade de inscrição prévia

Local: Exploratório

Tardes de Matemática - Conversas Ímpares, iniciativa da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, é um ciclo de conversas realizado no UC Exploratório.


Com início no ano letivo 2022/ 2023 e a decorrer ainda em 2023/ 2024, voltará a ter sessões em cada mês ímpar, sempre no segundo sábado, às 15h00, com o objetivo de dar a conhecer a Matemática, a sua história e muitas das suas aplicações, a públicos de todas as idades, contribuindo para que a sociedade compreenda um pouco melhor a importância desta ciência.


O projeto teve início em 2019 através de uma iniciativa conjunta da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a que se dá continuidade, num novo ciclo com o UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra: Tardes de Matemática - Conversas Ímpares.


Próxima sessão: 13 de julho, às 15h00

Matemática, a linguagem da Natureza,

Jorge Picado (CMUC, DM-FCTC)


Na sessão que encerra este segundo ciclo Tardes de Matemática - Conversas Ímpares, a 13 de junho, o convidado é Jorge Picado, professor no Departamento de Matemática da FCTUC e investigador no Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, que se propõe conversar a partir do tema Matemática, a linguagem da Natureza.


A Matemática é a linguagem da Natureza. Nas palavras de Galileu (1623), "O Livro da Natureza, que permanece continuamente aberto diante dos nossos olhos, está escrito em linguagem matemática, os seus caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem os quais é impossível entender cada palavra".


Sem a matemática, a nossa compreensão do universo seria incompleta e seríamos incapazes de fazer previsões precisas sobre o comportamento do mundo que nos rodeia. Ao estudar o mundo natural, os matemáticos também criam novas teorias e modelos que expandem a nossa compreensão da própria matemática.


Nesta sessão, Jorge Picado falará, de forma leve e acessível, de conchas e da sua forma necessária, curvas, nós e tranças. Com o auxílio de vídeos 3D, applets interativos e cordas, o especialista irá mostrar como a matemática as pode modelar, medir e distinguir.



Contamos consigo!

A entrada é livre



bottom of page