top of page

Tardes de Matemática - Conversas Ímpares

Conversas

Orador: Carlos Marinho, professor de Matemática e investigador no Centro Médico de Neurociência da Universidade de Goetingen, Alemanha

Data: Sábado, 10 de janeiro de 2026

Horário: 15h00 - 16h00

Preço: Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia

Organização: Em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática - Delegação Centro

Matemática tem Magia!

Na sessão com que prosseguimos o ciclo Tardes de Matemática - Conversas ímpares, a 10 de janeiro de 2026, às 15h00, com entrada livre no UC Exploratório, o convidado é Carlos Marinho, professor de Matemática e investigador no Centro Médico de Neurociência da Universidade de Goetingen, Alemanha, que irá falar da magia que há na Matemática!


A matemática é a alma mater de todas as ciências. Tudo à nossa volta funciona por causa desta ciência útil, invisível e encantadora, desde a economia, a engenharia, a aeronáutica, o cinema, a medicina, a robótica entre outras áreas afins. Visualizar estas áreas do lado da matemática é pura magia.


As ferramentas matemáticas nesta primeira sessão de 2026 do ciclo em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática - Delegação Centro, são bolas de malabarismo, cadeados, cliques, notas, folhas de papel A4, cartas, medidores de tensão arterial, copos...


Tudo serve para explicar onde se esconde a matemática no nosso dia-a-dia. Do Cálculo Básico, à Geometria de Euclides, da Álgebra dos Números Complexos aos Quaterniões e afins. O matemático francês referiu que "a matemática é uma bola de lã, um novelo embaraçado onde todos os fios... têm efeito sobre o outro de um modo quase imprevisível".


Esta é uma viagem simples com o GPS orientado para o mundo imaginário e fantástico da matemática. 

 

Venha viajar connosco!





ree


bottom of page