O UC Exploratório
Nas últimas décadas foi feito em Portugal um grande investimento na divulgação de Ciência e Tecnologia, tendo a Agência Nacional Ciência Viva um papel central na promoção de cultura científica, através da aproximação dos cientistas à população. Neste contexto, a criação da Rede de Centros Ciência Viva tem sido fundamental na proximidade estabelecida com as diversas comunidades onde se inserem, permitindo um maior e mais direto contacto com a Ciência. Nos Centros Ciência Viva, os ambientes são especialmente concebidos para desafiarem o visitante a participar ativamente no processo de aprendizagem, o que os transforma em espaços singulares, diversificados, onde é fortemente estimulada a interatividade, aumentando o interesse, a curiosidade, a motivação dos visitantes e, consequentemente, a aprendizagem em ciências.
UC Exploratório - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra - 28 anos a EXPLORAR CIÊNCIA
O UC Exploratório - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra é um espaço de promoção da ciência e da cultura científica, com atividades destinadas a todos os públicos. Foi, em 1995, o primeiro centro interativo de ciência a ser criado em Portugal, numa forte ligação à Universidade de Coimbra, e integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, esta criada em 1998.
Situado no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, num complexo de dois edifícios a integrarem um planetário com projeção hemisférica a 360 graus, o UC Exploratório tem desenvolvido ao longo destas quase três décadas de atividade um programa para a cidade, para o país e, cada vez mais, com ligações internacionais, no propósito fundamental de promoção e divulgação da cultura científica.
De portas abertas diariamente, o UC Exploratório disponibiliza aos seus visitantes um conjunto de propostas com uma forte componente interativa e de experimentação: da exposição central Viral - Uma exposição contagiante, que dá voz ao poder da ciência, às múltiplas facetas do contágio e o seu impacto nas nossas vidas, até à CriaAtividade, o mais recente espaço de exploração ativa, com propostas para crianças e jovens dos 0 aos 12 anos e onde os adultos também vão encontrar desafios à sua altura.
Na oferta regular do UC Exploratório, destaque ainda para o Hemispherium, com sessões diárias de cinema a 360 graus, a que se junta o filme Astronomia para Bebés, distinguido com o prémio internacional Mariano Gago Ecsite Awards 2018, na categoria Smart and Simple, e agora numa nova versão com música de Maria João e animação de Cristina Sampaio, o Sair da Casca, uma maternidade de pintos que é uma alegria para miúdos e graúdos, a Science Photo Gallery e a MicroScience Photo Gallery, que apresentam exposições de entrada gratuita, relacionada com temas científicos.
Entre as atividades, o programa Explorastórias, que convida as famílias a explorarem histórias e ciência, ocupa lugar central, pela relação longa e sempre renovada com um público especial, o que acontece também com os programas de ocupação das férias escolares dos mais jovens, em todas as pausas letivas.
Há ainda propostas para uma saída ou mesmo uma noite dos miúdos no Exploratório [Pais não venham cedo e Dormir e Acordar com as Estrelas]. O público escolar foi sempre e continua a ser parte fundamental da atividade do UC Exploratório, com propostas dentro e fora de portas dirigidas aos diferentes níveis de escolaridade.
Destinados a um público jovem-adulto, os ciclos de conversas são parte importante da história mais recente do UC Exploratório: aos Pontos nos iii - Science Beer Talks, com investigadores da Universidade de Coimbra, que teve início em 2016 e agora se encontra numa fase de reestruturação, juntou-se, em 2018, o Conversar é o melhor Remédio - Médicos no Exploratório, parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, e recentemente, as Tardes de Matemática - Conversas Ímpares, com a Sociedade Portuguesa de Matemática - Delegação Centro.
História
Criado em 1995, o UC Exploratório conta já com quase três décadas de vida ao serviço da divulgação e promoção da ciência junto de diversos públicos. Conheça aqui um pouco da nossa história e dos principais momentos que nos marcaram!
1992
Constituição do Centro de Iniciação Científica da Universidade de Coimbra (UC), unidade já extinta que foi o "embrião" do atual centro de ciência