Público: Jovens e adultos
Horário: 18h00 às 19h00, na terceira quarta-feira de cada mês
Preço: Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia
Local: UC Exploratório
Parceiros: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e Praxis
Science Beer Talks
A terceira quarta-feira de cada mês é dia de pôr os Pontos nos iii!
O UC Exploratório retomou o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, conversas com investigadores da Universidade de Coimbra, destinadas a um público alargado e acompanhadas pela degustação de cerveja artesanal Praxis.
Pensado num formato de conversa informal e descontraída, o ciclo teve início em 2016, em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC) e a Cervejaria Praxis, com sessões mensais, que, a partir de agora, vão acontecer na terceira quarta-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h00. Com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia.
Desenvolvido a partir do convite do UC Exploratório a cientistas da Universidade de Coimbra para um fim de tarde em conversa com o público, – com a particularidade de estas conversas serem acompanhadas pela degustação de cerveja artesanal Praxis, reforçando o espírito de tertúlia – o ciclo de conversas tem o objetivo de dar a conhecer aos diferentes públicos, de forma acessível, a investigação que se faz na Universidade de Coimbra.
Venha conversar connosco!
Sessões em 2025:
Data: 15 de janeiro
Investigador: Filipe Rodrigues, Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia da Universidade de Coimbra
Tema: Será que burro velho não aprende línguas? Como converter células gliais em neurónios
Data: 19 de fevereiro
Investigadores: Paula Távora Vitor e Geraldo Ribeiro, Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra
Tema: Acompanhamento de maiores
Data: 19 de março
Investigadora: Vanessa Magalhães, Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da Universidade de Coimbra
Tema: Combater o Desperdício Alimentar: Desafios na Cadeia de Abastecimento de Produtos Frescos
Data: 16 de abril
Investigadora: Raquel Boia, Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da Universidade de Coimbra
Tema: a confirmar
Data: 21 de maio
Investigadora: Isabel Henriques, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
Tema: Jangadas Invisíveis: O Papel dos Microplásticos na Propagação de Doenças e Resistência a Antibióticos
Data: 18 de junho
Investigador: Luís Ribeiro, Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento Portugal e Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia da Universidade de Coimbra
Tema: Como usar autoanticorpos humanos para entender a patologia das doenças neurodegenerativas
Data: 16 de julho
Investigadora: Joana Costa, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
Tema: Pequenos gigantes: plantas, micróbios e saúde humana